Você sabe o que é um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)?

O que é um  PDI?

Um bom gerenciamento de carreira requer autoconhecimento, metas e a realização de ações focadas no desenvolvimento de competências. E uma das ferramentas mais utilizadas atualmente envolve a criação de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). 

Esse plano é feito sob medida e contém atividades de desenvolvimento destinadas a aumentar a proficiência do profissional em competências específicas para atender às metas estabelecidas pelo profissional ou pela organização.

O PDI deve estar ancorado em uma discussão de desenvolvimento realizada entre o colaborador e o gestor/RH, e apoiado em metas específicas, caso contrário poderá ficar muito genérico e difícil de ser implementado, frustrando tanto o profissional quanto o gestor.

Uma organização em que os profissionais de RH e os gestores são treinados na metodologia PDI consegue ser mais eficaz no desenvolvimento de seus colaboradores, alcançando melhores desempenhos e incrementando os resultados de negócio.

Qual objetivo do PDI como ele ajuda a organização?

O maior objetivo do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é associar os interesses da organização ao do profissional, visando o desenvolvimento para alcançar o sucesso mútuo, sendo assim, empresa e colaborador saem beneficiados.

Com um PDI bem planejado ele se torna uma ferramenta para o próprio profissional se desenvolver de forma individual, flexível, olhando para sua necessidade e a necessidade da organização. Muito utilizado para Retenção de pessoas, Desenvolvimento de líderes e Redução de rotatividade.

Você conhece o relatório OPQ – UCF com Plano de Ação de Desenvolvimento?

Este relatório baseia-se em um modelo de competências universais e apresenta informações sobre o perfil comportamental em forma de competências, em 8 áreas principais:

– Liderando e decidindo;

– Apoiando e cooperando;

– Apresentando-se e interagindo;

– Analisando e interpretando;

– Criando e conceitualizando;

– Organizando e executando;

– Adaptando-se e lidando com situações;

– Empreendendo e realizando.

Os avaliados são comparados a um grupo de referência, pode ser gerencial ou executivo. E o principal, não cria estereótipos e indica pontos fortes e sugestões de atividades de desenvolvimento em cada área analisada. Pode ser um ponto de partida para discutir Planos e Ações que possam vir a ser relevantes do ponto de vista profissional. 

Pode ser aplicado para:

– Avaliação de Profissionais para R&S;

– Avaliação de Profissionais para Desenvolvimento.

Os resultados são apresentados em uma escala de avaliação, com descrições curtas e é fácil e rápido de ser interpretado, sem a necessidade de certificação!

Click aqui para falar conosco e conhecer este relatório?

Foto de ECK consulting

ECK consulting

Consultoria especializada em soluções de avaliação e desenvolvimento de pessoas.

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Definir as competências críticas de sucesso de uma área e montar uma boa equipe a partir disso é primordial para o sucesso da área e o crescimento da empresa. Isso significa que, além das habilidades técnicas/experiências, um bom selecionador deve ter clareza das competências essenciais do cargo em questão, respeitando

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