O que é um PDI?
Um bom gerenciamento de carreira requer autoconhecimento, metas e a realização de ações focadas no desenvolvimento de competências. E uma das ferramentas mais utilizadas atualmente envolve a criação de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).
Esse plano é feito sob medida e contém atividades de desenvolvimento destinadas a aumentar a proficiência do profissional em competências específicas para atender às metas estabelecidas pelo profissional ou pela organização.
O PDI deve estar ancorado em uma discussão de desenvolvimento realizada entre o colaborador e o gestor/RH, e apoiado em metas específicas, caso contrário poderá ficar muito genérico e difícil de ser implementado, frustrando tanto o profissional quanto o gestor.
Uma organização em que os profissionais de RH e os gestores são treinados na metodologia PDI consegue ser mais eficaz no desenvolvimento de seus colaboradores, alcançando melhores desempenhos e incrementando os resultados de negócio.
Qual objetivo do PDI como ele ajuda a organização?
O maior objetivo do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é associar os interesses da organização ao do profissional, visando o desenvolvimento para alcançar o sucesso mútuo, sendo assim, empresa e colaborador saem beneficiados.
Com um PDI bem planejado ele se torna uma ferramenta para o próprio profissional se desenvolver de forma individual, flexível, olhando para sua necessidade e a necessidade da organização. Muito utilizado para Retenção de pessoas, Desenvolvimento de líderes e Redução de rotatividade.
Você conhece o relatório OPQ – UCF com Plano de Ação de Desenvolvimento?
Este relatório baseia-se em um modelo de competências universais e apresenta informações sobre o perfil comportamental em forma de competências, em 8 áreas principais:
– Liderando e decidindo;
– Apoiando e cooperando;
– Apresentando-se e interagindo;
– Analisando e interpretando;
– Criando e conceitualizando;
– Organizando e executando;
– Adaptando-se e lidando com situações;
– Empreendendo e realizando.
Os avaliados são comparados a um grupo de referência, pode ser gerencial ou executivo. E o principal, não cria estereótipos e indica pontos fortes e sugestões de atividades de desenvolvimento em cada área analisada. Pode ser um ponto de partida para discutir Planos e Ações que possam vir a ser relevantes do ponto de vista profissional.
Pode ser aplicado para:
– Avaliação de Profissionais para R&S;
– Avaliação de Profissionais para Desenvolvimento.
Os resultados são apresentados em uma escala de avaliação, com descrições curtas e é fácil e rápido de ser interpretado, sem a necessidade de certificação!