Definir as competências críticas de sucesso de uma área e montar uma boa equipe a partir disso é primordial para o sucesso da área e o crescimento da empresa. Isso significa que, além das habilidades técnicas/experiências, um bom selecionador deve ter clareza das competências essenciais do cargo em questão, respeitando também a cultura da empresa.
Utilizar processos bem definidos e identificar a melhor ferramenta para conduzir a avaliação, com base nas competências da área, permitirá a construção de equipes de alto desempenho e alinhadas às metas da organização.
É importante que o selecionador se certifique de que o assessment (questionário de avaliação) escolhido para o processo é o ideal para ele obter a informação que precisa. Além disso, conhecer as competências críticas da função é indispensável para entender se um profissional tem uma força ou um gap em determinada competência – um profissional com alta extroversão pode não ser o ideal para uma vaga de auditoria ou um profissional com baixa atenção aos detalhes não é algo preocupante se ele vai ocupar uma posição em vendas! Portanto, não se trata apenas de aplicar as ferramentas certas, mas também de definir os critérios de avaliação!
A avaliação comportamental é um aliado do RH na contratação e desenvolvimento dos profissionais e garante o aumento da assertividade e a redução do turnover. Cada dia mais os RHs vêm inserindo tecnologia nos processos de seleção e isso reduz consideravelmente possíveis erros na contratação por conta de gaps que não foram claramente detectados pelos selecionadores nas entrevistas.
Definir as competências críticas de sucesso de uma área e montar uma boa equipe é primordial para o sucesso da área e o crescimento da empresa. Além das habilidades técnicas/experiências, um bom selecionador deve ter clareza das competências essenciais do cargo em questão, respeitando também a cultura da empresa.
Utilizar processos bem definidos e identificar a melhor ferramenta para conduzir a avaliação, com base nas competências da área, permitirá a construção de equipes de alto desempenho e alinhadas às metas da organização.
É importante que o selecionador se certifique de que o assessment (questionário de avaliação) escolhido para o processo é o ideal para ele obter a informação que precisa. Portanto, não se trata apenas de aplicar as ferramentas certas, mas também de definir os critérios de avaliação!