O que são Ferramentas de Avaliação?
FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO também são chamadas de Ferramentas Psicométricas, Testes Psicométricos ou Assessments Online. Tratam-se de questionários online que visam avaliar os atributos psicológicos e/ou cognitivos de um profissional (por exemplo, raciocínio lógico, raciocínio abstrato, extroversão, ambição, controle emocional, tomada de decisão).
Sabe-se que avaliar assertivamente candidatos e colaboradores é um fator crítico de sucesso para qualquer organização que busca manter um crescimento sustentável e incrementar seus resultados por meio de times de alta performance.
Mas, considerar apenas habilidades técnicas, conhecimento e experiência não é suficiente, pois outros requisitos são tão ou até mais importantes para assegurar que determinada pessoa é a melhor opção para o cargo que pretende ocupar.
Os resultados de um grande número de projetos de análise de cargo indicam que até 70% dos atributos associados ao sucesso no trabalho são aspectos relacionados à personalidade de um indivíduo. Portanto, conhecer as preferências comportamentais do profissional, antes de colocá-lo em uma determinada posição ou papel, é essencial para ser possível predizer seu desempenho futuro.
Uma das formas mais neutras, objetivas e padronizadas de realizar esse mapeamento do potencial e da aderência de um profissional é a aplicação dos Assessments Online, que incluem variados tipos: questionários de personalidade, questionários de motivação e testes de aptidão cognitiva.
Se você está em busca de alta assertividade, padronização e economia de tempo, as ferramentas psicométricas apresentam o melhor custo benefício.
As ferramentas de avaliação já são uma prática usual de mercado e são utilizadas por empresas, consultorias e consultores para apoiar decisões de seleção, promoção, desenvolvimento e sucessão em processos de baixo ou alto volume.
Entenda os Questionários de Personalidade
Os questionários de personalidade medem as preferências comportamentais de um indivíduo – como ele gosta de trabalhar, como ele se vê no modo como se relaciona com os outros, como aborda os problemas e como lida com sentimentos e emoções.
Eles fornecem às organizações uma compreensão de como o estilo de comportamento de um indivíduo moldará seu desempenho no trabalho. Entender a forma como cada um reage diante de situações diversas, seja no trabalho em equipe, na análise de cenários, ou diante de conflitos e adversidades, é essencial para que a empresa consiga ter dados objetivos para tomar as decisões que trarão os melhores resultados para o negócio.
Com o avanço das tecnologias e das métricas de análise de dados, os questionários passaram a ser preenchidos de forma online, em uma plataforma. Consistem em declarações sobre preferências de comportamento que são colocadas para o respondente, que deve indicar aquelas que mais se assemelham a ele. Automaticamente, suas respostas são comparadas com respostas de outros profissionais que preencheram o questionário anteriormente e que compõem um grupo normativo. A partir disso, a plataforma gera o resultado do profissional, indicando a intensidade de suas preferências de comportamento, suas prováveis forças e pontos de desenvolvimento.
Mesmo com o relatório na mão a análise ou o feedback precisa ser feito por um profissional experiente e treinado, pois os resultados requere interpretações específicas.
Você conhece o Questionário OPQ SHL
O Questionário de Personalidade Ocupacional OPQ da SHL é um dos instrumentos psicométricos mais utilizados no mundo.
Embasado no modelo Big Five, com mais de 40 anos de pesquisa estatística empírica, é periodicamente revisado e revalidado por órgãos internacionais.
O OPQ traz informações sobre 32 traços comportamentais essenciais para o ambiente de trabalho, divididos em 3 grandes áreas – relacionamento com pessoas, estilo de raciocínio e sentimentos / emoções, este teste foi projetado para avaliar a maneira preferida de um candidato se comportar, pensar e sentir.
O candidato escolhe seus comportamentos preferenciais. Os resultados são confrontados com um grupo de comparação formado por pessoas com papel semelhante, sem criar rótulos ou estereótipos. Avaliando assim a adequação do candidato a uma posição ou função.
.
O OPQ foi elaborado para fornecer às organizações uma compreensão de como aspectos do estilo de comportamento de um indivíduo afetam seu desempenho no trabalho.
O OPQ ajuda as organizações a:
- Identificar os candidatos mais adequados para uma determinada função
- Melhorar as taxas de acerto de entrevistas
- Identificar os futuros líderes
- Avaliar o pool de talentos após uma fusão / aquisição / reestruturação
- Criar equipes de projetos “vencedores”
- Gerenciar a transformação de um especialista técnico em um gerente eficiente de pessoas
Onde utilizar as Ferramentas de Avaliação?
1. Recrutamento e seleção
É indicado junto ao processo seletivo fazer a aplicação de testes comportamentais assim, o recrutador consegue avaliar as competências técnicas e pessoais dos candidatos antes da contratação.
2. Desenvolvimento, realocação e promoção
Antes de promover ou realocar um colaborador, é recomendável fazer uma análise detalhada de seu perfil profissional.
Se o funcionário estiver sendo cotado para um cargo de liderança, avalie sua motivação, nível de satisfação e comprometimento com o trabalho, além de verificar se ele possui habilidades típicas de bons gestores, como comunicação e iniciativa.
Isso vai ajudar a identificar os pontos a melhorar e desenvolver os treinamentos certos para prepará-lo para o cargo.
3. Planejamento
Conhecer o perfil dos funcionários é um grande diferencial na hora de traçar o planejamento estratégico da sua empresa. Dessa forma, é possível identificar as competências e padrões comportamentais de cada membro da equipe, organizando os projetos e distribuindo demandas de acordo com essas informações.